Serviço de Saúde Mental
Confira.
Publicado em 24/05/2024 09:43 - Atualizado em 04/06/2024 14:20
A atenção à saúde mental no município está organizada a partir dos atendimentos ambulatoriais individuais e coletivos no serviço de referência de saúde mental, contemplando o atendimento ao usuário nos diversos momentos de seu sofrimento psíquico de forma a buscar a integralidade do cuidado. Embora o município não atenda a quantidade populacional para ter um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a equipe de referência em saúde mental segue os princípios da legislação vigente, Lei nº 10.216, que dispõe sobre a proteção e cuidados da pessoa portadora de transtorno mental com enfoque comunitário, territorial e atividades de inserção social.
Em outubro de 2020, o município teve seu projeto da AMENT (Equipe Multidisciplinar Especializada em Saúde Mental) aprovado para receber recurso federal.
A equipe de saúde mental realiza ações matriciais e capacitações para a atenção básica buscando ampliar o olhar e os cuidados aos portadores de transtornos mentais, desde suas manifestações mais precoces. Nesse sentido, realiza atendimentos prioritariamente para residentes do município de Iconha. Esses atendimentos são realizados através de encaminhamentos das UBS, que são a porta de entrada para o serviço de saúde mental.
A equipe de referência em saúde mental do município conta com um profissional médico Psiquiatra, duas Psicólogas, uma Assistente Social e uma médica clínica com especialidade em saúde mental, em total parceria e consonância com as equipes de UBSF e demais apoios técnicos, como por exemplo, equipes do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Ministério Público, Secretaria Municipal de Educação, Pestalozzi e toda a rede envolvida na proteção e cuidados aos portadores de transtornos mentais.
Os profissionais que compõem a equipe de referência em saúde mental atendem, individualmente e/ou conjuntamente os pacientes referenciados pela atenção básica. Os casos que forem classificados como casos moderados e graves são encaminhados para atendimento na EMAESM e os casos leves devem ser prioritariamente manejados nas próprias UBS pelas equipes de atenção básica, existindo a possibilidade de alguns casos serem compartilhados pelas duas equipes a depender da sua complexidade. Dessa forma, os profissionais podem lançar mão de estudo de caso compartilhado, visitas domiciliares, encaminhamento acompanhado e outras intervenções que ajudam a garantir o bem estar do paciente em sofrimento psíquico.
Entre as atividades desenvolvidas até a presente data destacam-se:
- Realização de grupos de apoio e orientação aos pacientes que fazem uso de medicamentos controlados;
- Realização de grupo de pais/família em parceria com o CREAS simultaneamente ao atendimento individual ou em grupo da criança e adolescente;
- Ações de promoção e prevenção da saúde mental, lançando mão da Campanha Janeiro Branco, Luta antimanicomial, Setembro Amarelo;
- Ações de prevenção ao uso de álcool, drogas e tabaco - PSE
- Ações de prevenção ao suicídio - PSE
Discussões de casos e estreitamento de vínculos de trabalho vem sendo desenvolvidos com os profissionais do Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, UBS, setores de ensino e toda a rede de cuidados através de reuniões mensais e a criação de grupo de trabalho.
Durante os últimos anos, houve muitas trocas de experiências entre os serviços da rede, esclarecendo o fluxo de cada serviço bem como maior aproximação entre os serviços e Ministério Público, o que resultou em ações mais efetivas em tempo oportuno para atender as demandas das pessoas com transtornos mentais.
Nossa história:
O serviço de referência em saúde mental foi implantado em 2010 e atende pacientes com transtornos mentais de moderado a grave. É constituído por equipe multiprofissional: psiquiatra, assistente social e psicólogo aos quais se somam outros profissionais do campo da saúde e assistência social (Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros, Médicos Clínicos Gerais, Farmacêuticos, Técnicos Administrativos e outros).
O serviço em saúde mental realiza atividades coletivas e individuais, trabalho de acolhimento, estudo de caso e outras atividades próprias de cada caso. As oficinas de reabilitação e inserção na sociedade ficam por conta da parceria com CRAS, CREAS e Pestalozzi, que realizam tais atividades nos seus espaços físicos.
As atividades citadas acima são realizadas para manutenção e controle da doença, porém nos casos de crise e surtos psiquiátricos são realizados atendimentos de orientação e encaminhamentos Pronto Atendimento Municipal, que presta serviço de urgência e emergência, nos atendendo prontamente, sempre que necessário, garantido assim um atendimento de qualidade e eficiência para os pacientes que estão em sofrimento psíquico durante esse processo de crise.
Os atendimentos de situações de crise em saúde mental devem seguir a seguinte orientação técnica: Acionar o Hospital para solicitar uma ambulância/SAMU e em caso de agressividade ou resistência do paciente, também deve ser acionada a polícia militar, através do telefone 190 e conduzir o paciente em surto para o hospital de Iconha, que fará os primeiros atendimentos, verificando o quadro geral do paciente e providenciar seu encaminhamento para o Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC) se for necessário.
Ao longo dos anos, a equipe de saúde mental vem realizando encontros e reuniões técnicas com as equipes das UBS para organização do fluxograma da saúde mental em nosso município. Para tanto, esboçamos o desenho da rede municipal de cuidados em saúde mental, buscando regular a demanda espontânea que procura o serviço, orientando assim que pacientes portadores de patologias leves devem manter seus atendimentos ambulatoriais na própria unidade básica de saúde, que após estratificação de risco, encaminhará os casos moderados e graves para a EMAESM conforme avaliação do caso sob a luz do Protocolo de Classificação de Risco em Saúde Mental da SESA.
Telefones e sites com informações confiáveis relacionadas a Saúde Mental:
Saúde Mental — Ministério da Saúde (www.gov.br)
SESA - Saúde Mental (saude.es.gov.br)
CVV: Centro de Valorização da Vida: Apoio Emocional e prevenção do suicídio Tel.: 188 ou chat: www.cvv.org.br (24h)
Movimento Pode Falar Rede Pode Falar – www.podefalar.org.br Canal de Escuta Acolhedora para jovens entre 13 a 24 anos de segunda a sábado, exceto feriados de 8 as 22h.
ESCALA DE PROFISSIONAIS - SETOR DE SAÚDE MENTAL
por Prefeitura Municipal de Iconha