Queijo com furinhos ou não? Como identificar um queijo de qualidade?
E aí, o que são esses furinhos? Como eles surgem? Consumir ou não consumir queijos com essa característica?
Publicado em 20/09/2019 10:19 - Atualizado em 21/09/2019 12:07
Hoje através do Serviço de Inspeção Municipal, a gente inicia uma série de publicações que buscam conscientizar os consumidores sobre quais os produtos apresentam as qualidades necessárias para o consumo. A primeira delas diz respeito ao queijo. Presente na mesa de muitas famílias o derivado de leite é muito atraente quando apresenta aqueles “furinhos”. E aí, o que são esses furinhos? Como eles surgem? Consumir ou não consumir queijos com essa característica?
Queijos com olhaduras (furinhos), para muitas pessoas, parecem ser mais apetitosos, mas as aparências enganam. Tais furos estão relacionados com a proliferação de bactérias oriundas da falta de higiene durante a ordenha e a fabricação do queijo frescal. A presença desses micro-organismos no queijo resulta em mudanças na sua textura, sabor, odor, resultando em uma menor vida de prateleira (validade) e, além disso, pode causar riscos para saúde do consumidor, desde uma gastroenterite até uma brucelose ou tuberculose, dentre outras. Para evitar essa contaminação, a pasteurização do leite é imprescindível durante o processo de fabricação do queijo.
Então, na hora da compra é muito importante ficar atendo às características na hora de escolher o produto e dê preferência aos produtos com registro nos órgãos competentes, como Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Estadual (SIE) ou Federal (SIF).
por Assessoria de Comunicação