Iconha recebe espetáculo ?O Rei de Quase Tudo?
Em Iconha a apresentação do teatro será na Escola Marcelino Biancardi, dia 2 de julho, terça feira às 10h.
Publicado em 02/07/2024 11:05
A peça teatral “O Rei de Quase Tudo” aborda temas relacionados ao comportamento humano e sua interação com o mundo. Enriquecido com números de mágica e palhaçaria, o espetáculo toca em questões ambientais, hábitos de consumo e reciclagem, proporcionando uma experiência lúdica e educativa.
A apresentação é do Grupo de Teatro Rerigtiba que celebra 30 anos com o Projeto "Viagem Teatral – Rerigtiba 30 anos" percorrendo de norte a sul do Espirito Santo levando seus espetáculos infantis nas dez microrregiões do Estado promovendo a descentralização cultural e oferecendo uma experiência artística inclusiva e afetuosa para crianças de todas as idades.
Em Iconha a apresentação do teatro será na Escola Marcelino Biancardi, dia 2 de julho, terça feira às 10h.
O projeto tem apoio da Lei Paulo Gustavo e do edital Culturas das Infâncias da Secretaria da Cultura (Secult-ES), e visa ampliar o acesso à produção artística capixaba.
SOBRE O ESPETÁCULO “O REI DE QUASE TUDO”
Baseado no formato mambembe medieval, dois artistas saltimbancos se deslocam de uma praça à outra contando e encenando histórias para todas as idades.
Usando de uma bufonesca linguagem, onde as máscaras personificam o estado dos personagens, os artistas trazem à cena a história de um Rei com vontade de ser o Rei de Tudo, mas por mais que tivesse bens, terras e até a lua, continuava sendo o Rei de Quase Tudo, porque há certas coisas que jamais poderão pertencer a uma pessoa, mesmo sendo um Rei.
Uma divertida comédia que traz à cena números de mágica e palhaçaria e dialoga com questões ambientais de preservação, hábitos de consumo e reciclagem.
Sinopse: A peça conta a história de um rei que, apesar de ser “REI DE QUASE TUDO”, não estava satisfeito. Ele quanto mais tinha mais queria. Vivia, por isso, constantemente insatisfeito. Na verdade, ele desejava ser o rei de tudo e não de quase tudo. Para alcançar seu objetivo, ele prendia tudo que havia ao seu redor: pássaros, flores e no auge da sua ganância, ele aprisionou até a lua e o sol.
Mas quando finalmente consegue ser rei de tudo, ele percebe que isso não o deixava feliz.
Esse é um espetáculo sobre o comportamento humano e sua relação com o mundo a sua volta.
Através desse espetáculo, as crianças poderão identificar valores essenciais ao convívio humano descobrindo a liberdade como um dos caminhos de realização do ser humano.
ELENCO:
Sara Lyra e Welida Pontes.
FICHA TÉCNICA:
Direção: Edson Nascimento
Texto: Sara Lyra (livremente inspirado na obra de Eliardo França)
Figurino e Adereços de Cena: Grupo Rerigtiba
Concepção visual e confecção das máscaras: Telma Amaral
Customização da Bike: Mimo Vasco
Coreografia de cena: Cleverson Guerrera
Operador de som: Danilo Curtiss/Julia Campos
Assistente de produção: Janaina Carletti
Música de abertura: Maria Barros
Produção: Telma Amaral
Interprete de libras: Meiriely Cancelieri
Designer Gráfico: Sheila Bressan
Realização: Grupo de Teatro Rerigtiba
SOBRE O GRUPO:
Em atividade desde 1993, o Grupo de Teatro Rerigtiba se destaca no Espírito Santo pela sua contribuição contínua à arte teatral. Sediado em Anchieta, reúne artistas que investigam a linguagem cênica em suas variadas formas estéticas. Ao longo de três décadas, consolidou-se através da pesquisa, intercâmbio e criação coletiva, práticas que definem seu processo de produção e encenação. O grupo celebra a diversidade teatral, engajando públicos de todas as idades em sua trajetória.
SERVIÇO:
Teatro: O Rei de Quase Tudo
Dia: 2 de julho
Horário: 10h
Local: Escola Marcelino Biancardi
Entrada: Gratuita
Acessibilidade: interprete de Libras
Saiba mais sobre o Grupo no Instagram @grupodeteatrorerigtiba
Assessoria de imprensa: (28)98811-8468
Matéria por: Secretaria Municipal de Educação.
por Assessoria de Comunicação