CRAS
Informações gerais sobre o CRAS
Publicado em 21/03/2018 15:03 - Atualizado em 21/03/2018 15:06
SOBRE O CRAS
Horário de funcionamento:
O atendimento ao público ocorre no horário de 7: h às 11h e 13h às
16h30min h, de segunda à sexta.
Informações para contato:
E-mail:
cras@iconha.es.gov.br (Atendimento Geral)
Telefones:
(28) 3537-2962 ou (28) 3537-3493.
CRAS
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) - É uma
unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência
Social, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de
vulnerabilidade e riscos sociais por meio do desenvolvimento de
potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos
familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos direitos de
cidadania
Perguntas freqüentes:
Quem pode participar?
O CRAS tem como público prioritário em suas ações os
beneficiários de algum benefício da assistência social, como por
exemplo, o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada
(BPC) ou outros benefícios da Assistência Social, ou ainda famílias
em situação de vulnerabilidade social devido a fragilização dos
vínculos familiares ou com a comunidade.
O principal serviço do CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento
Integral à Família (PAIF), desenvolvido principalmente em grupos
busca a participação da família para promover orientações e
prevenir situações de vulnerabilidade ou violência;
O (SCFV) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
busca reunir as pessoas, nas suas respectivas faixas etárias,
crianças e adolescentes ou idosos, para o desenvolvimento de
ações em grupos visando a prevenção a situações de
vulnerabilidade e violência, constituem-se em espaços de
convivência e fortalecimento de vínculos com a comunidade.
Conforme a Constituição Federal de 1988, Assistência Social é um
direito do cidadão e dever do Estado.
A Assistência Social, diferentemente da previdência social, não é
contributiva, ou seja, deve atender a todos os cidadãos que dela
necessitarem. Realiza-se a partir de ações integradas entre a
iniciativa pública, privada e da sociedade civil, tendo por objetivo
garantir a proteção social à família, à infância, à adolescência, à
velhice; amparo a crianças e adolescentes carentes; à promoção da
integração ao mercado de trabalho e à reabilitação e promoção de
integração à comunidade para as pessoas com deficiência e o
pagamento de benefícios aos idosos e as pessoas com deficiência
(BPC).
Considera-se, contudo, que os serviços prestados pelo CRAS são
prioritariamente destinados ao Público Alvo.
A família que precisar de atendimento deve procurar o CRAS e
dirigir-se a recepção. Caso a família nunca buscou atendimento no
CRAS, a equipe técnica fará a acolhida da família e sua inserção no
prontuário de atendimento, além de orientar sobre os Serviços
ofertados e possíveis soluções para sanar o problema em questão.
Se for constatado que a demanda da família está para além dos
serviços da Proteção Social Básica, poderá ser feito um
encaminhamento para outras instituições da rede de assistência
social, como CREAS, Conselho Tutelar, entre outras.
Quais os Serviços Ofertados pelo CRAS?
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é
principal serviço ofertado. Este serviço consiste no trabalho social
com famílias, de caráter continuado, com objetivo de desenvolver
potencialidades e fortalecer os vínculos familiares e comunitários
através de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.
O PAIF tem por finalidade fortalecer a função protetiva das famílias,
prevenir a ruptura de seus vínculos, bem como promover seu
acesso e usufruto de direitos e é realizado pela equipe de referência
do CRAS, formada por profissionais de nível superior e médio,
chamados de técnicos. Através do PAIF, os técnicos realizam
diversas ações como acolhidas, atendimentos, visitas domiciliares,
palestras, oficinas e ações comunitárias.
O CRAS não realiza atendimentos terapêuticos e psicológicos, que
podem ser buscados nas Unidades de Saúde, nem atendimentos
jurídicos, que podem ser buscados nos Juizados e Promotorias.
Existem outros serviços oferecidos no CRAS além do PAIF?
Sim. O CRAS também oferece serviço de emissão de Passe Livre
(ônibus) para linhas municipais e Interestaduais, encaminhamento
para isenção de taxa de emissão de 2ª Via de Certidão de
Nascimento e outros documentos, encaminhamentos para serviços
do INSS (BPC – Benefício de Prestação Continuada), entre outros.
São oferecidos Benefícios Eventuais as famílias ou pessoas, cuja
situação de vulnerabilidade social é constatada e confirmada
através de parecer social da equipe técnica do CRAS;
? Auxílio Natalidade;
? Auxílio Funeral;
? Auxílio Alimentação;
? Auxílio Moradia;
? Auxílio Melhoria Habitacional;
? Auxílio Cobertor;
? Auxílio Colchão.
Além disto, são disponibilizadas oficinas de ginástica para idosos,
Grupo de Gestantes, aulas de música (percussão, violão e Sopro),
Informática básica e Avançada, Karatê (artes marciais), Artesanato
e Cursos.
Quais documentos são necessários para inscrição nas oficinas
oferecidas pelo CRAS?
Cópia simples de documento de identificação com foto; Cópia
Simples da certidão de nascimento. A inscrição é feita na
Recepção, onde será preenchida a ficha cadastral contendo as
informações pessoais e informações de contato e localização. É
importante apresentar um comprovante de residência no ato da
inscrição.
Sou idoso (a) com mais de 60 anos de idade ou pessoa com
necessidades especiais e desejo obter Passe Livre para as
linhas municipais. Como me inscrevo neste projeto?
O solicitante do benefício do passe livre municipal deve ser dirigir
ao CRAS munido de: cópia simples de documento de identificação
com foto; duas fotos 3x4; cópia simples de algum comprovante de
residência no município de Iconha (conta de água, energia,
telefone, outra). Caso a pessoa tenha algum tipo deficiência e
deseja o benefício do passe livre deve trazer um laudo assinado e
carimbado pelo médico, além dos documentos supracitados.
Um breve questionário será preenchido e todo processo será
encaminhado ao Prefeito Municipal para coleta de assinatura.
Normalmente, o passe é entregue em no máximo 15 dias. A pessoa
retorna ao para buscar sua carteira de passe livre.
Sou idoso (a) com mais de 60 anos de idade e desejo obter
Passe Livre Interestadual para viajar gratuitamente ou com
desconto para outros estados. Como me inscrevo neste
projeto?
Para obter o passe interestadual, primeiramente é necessário
dirigir-se ao setor de cadastramento único (Anexo do CRAS),
localizado na rua Virgílio Silva, Centro – Iconha/ES (em cima do
Conselho tutelar)portando todos os documentos pessoais e da
família, comprovante de residência recente (dois últimos meses). A
família será cadastrada no CadÚnico para obtenção do NIS
(Número de Identificação Social). Caso o indivíduo já possua
cadastro, será verificado o status de atualização. Caso for preciso,
será atualizado.
A assistente social do CadÚnico expedirá um encaminhamento para
emissão da carteira no CRAS.
O solicitante trará consigo a folha de encaminhamento, documentos
pessoais e uma foto 3x4. Se a renda for compatível com o
Programa, ele será cadastrado no sistema de passe livre
interestadual. Normalmente, a carteira interestadual fica pronta até
60 dias após o cadastro.
Gostaria de participar da oficina de ginástica para Idosos. Devo
trazer algum documento além dos citados à cima para me
inscrever?
Sim. Por prudência, é exigida cópia simples do laudo médico
recente autorizando a prática de atividade física. Se a pessoa faz
uso de medicação controlada é importante solicitar ao médico que
transcreva esta informação no laudo. Esta informação é valiosa em
um caso de urgência ou emergência.
A oficina acontece todos os dias, exceto segunda-feira, no horário
de 7h às 8h. O instrutor responsável pela oficina irá orientar sobre
materiais necessários, movimentos corporais apropriados (em caso
de limitações físicas provocadas por doenças) e demais
providências.
O que é o BPC?
O Benefício da Prestação Continuada (BPC) é da Lei Orgânica
da Assistência Social (LOAS).
Quem tem direito ao (BPC)?
Podem receber o BPC pessoas idosas com 65 anos ou mais e
pessoas com deficiência. O benefício é destinado a idosos que
não têm direito à previdência social e a pessoas com deficiência
que não podem trabalhar e levar uma vida independente. A renda
familiar nos dois casos deve ser inferior a 1/4 do salário mínimo.
Programas, projetos e ações:
Programa Incluir: é um Programa Estadual de Combate à
Pobreza. O Bolsa capixaba é uma das ações deste programa, que
visa contribuir na erradicação da extrema pobreza no estado,
através da transferência direta de renda vinculada ao Programa
Bolsa Família. Para receber o benefício estadual, as famílias devem
ser beneficiárias do Programa Bolsa Família, ter crianças de zero a
seis anos de idade, e ter renda por pessoa inferior a R$ 97,00,
mesmo após receber o benefício do Bolsa Família. Além disso, a
família deve estar como o Cadastro Único atualizado e cumprindo
as condicionalidades do Bolsa Família. Os valores de benefícios
concedidos são variáveis, de acordo com a renda per capita e
quantidade de pessoas na família.
Palestras e cursos: eventualmente são realizados cursos de
qualificação e profissionalizantes com o objetivo de preparar os
usuários para os desafios do mercado de trabalho, assim como
possibilitar uma atualização àqueles que já desenvolvem uma
atividade profissional no mercado formal ou informal.
Os cursos são promovidos em parceria com instituições públicas
privadas pertencentes ao Sistema “S” (SENAR, SENAC, SENAI,
SEBRAE, SEST SENAT), entre outras.
Palestras são promovidas com a finalidade de levar conhecimento,
orientar a propósito de diversos temas cotidianos, ampliar o senso
crítico sobre a vida em sociedade e resgatar valores primordiais
como a boa convivência familiar, a prevenção do uso de drogas, a
prevenção de doenças, etc.
Outras ações: são realizadas atividades com os usuários em datas
comemorativas, Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das
Crianças, Dia dos Idosos.
por Assessoria de Imprensa